domingo, 5 de fevereiro de 2012


Cadeira Thonet 214 




   
A cadeira Thonet modelo 214 pelo seu modo revolucionário foi um marco na produção industrial.
O modelo 214 projetado em 1859 pelo austríaco Michael Thonet (1796-1871) foi um dos modelos de maior sucesso concebidos para produção industrial, pois foi desenvolvida já com o objetivo de produção em massa. Isso foi o resultado de anos de experiência durante a década de 1850 na arte de envergar madeira sólida.
A grande sacada foi o modo de projetar a cadeira para que suas partes fossem desmontadas facilmente, otimizando espaço no momento em que ela fosse transportada. Poderiam ser embaladas em uma única caixa 36 cadeiras desmontadas e dessa forma eram enviadas para o mundo inteiro. Devido a esse projeto muito bem executado, pensado de forma ampla, por volta de 1930 já haviam sido vendidas mais de 50 milhões de cadeiras em todo mundo.
A cadeira “modelo 214” é conhecida como a cadeira das cadeiras, é a primeira cadeira feita para ter um preço acessível para as classes mais baixas, além de ser a primeira cadeira de bar do mundo, conquistou casas e restaurantes.
A peça passou a ser sinônimo de elegância, sem contar que seu design simples, funcional e econômico resistiu ao tempo e aos 151 anos, o modelo 214 continua na moda.
Depois de ganhar fama e virar um ícone do design, a tradicional cadeira Thonet com assento de palha custa por volta de R$ 1.300. Hoje em dia ela não é tão popular assim! Mas com certeza merece todo o nosso respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário